Benefícios e malefícios dos carboidratos

17/02/2020

Os carboidrafos (açúcares ou glicidios) estão presentes na maioria dos pratos brasileiros, seja em uma refeição principal ou em um simples lanche. Entre seus benefícios. fornecem energia diária para as tarefas do dia a dia (como a glicose) e, certos tipos, são reserva para o trabalho dos nossos músculos e fígado (como o glicogênio).

Alguns alimentos, como o arroz integral, batata doce e a aveia tem bons resultados no corpo e são mais saudáveis que o arroz branco e a batata branca. 

A aveia, por exemplo, além de carboidratos, contém cálcio, ferro e diversas vitaminas do complexo B e muitas proteínas (fontes dos nossos aminoácidos). 

A batata doce possui um índice glicêmico baixo, os carboidratos presentes nela tem absorção lenta. Isso é bom, não apenas para os praticantes de musculação, mas também para pessoas que apenas querem ser saudáveis.

Quanto ao arroz integral, além de conservar mais os nutrientes que seu amigo arroz branco, é rico em magnésio, importante sal mineral para o coração (pois é bom para as contrações) e para o cérebro (esse mineral faz parte da síntese do mediador químico serotonina, fundamental para o funcionemto dos neurônios).

Podemos chamar a batata branca e o arroz branco de "amido puro", já que é o principal componente desses alimentos. Tem rápida transformação, o que faz o seu sangue se encher de açúcar rapidamente. Isso eleva a insulina rapidamente (pico de insulina) que, a longo de alguns anos, pode ser prejudicial pra você.

Por fim, é interessante falar do trigo que também tem sua versão integral. Da mesma forma que o arroz, prefira a versão integral, pois mehora o funcionamento do intestino e ainda prolonga a sensação de saciedade, o que fará você ter menos vontade de comer fora de hora.


Equipe Saúde Urgente

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora